Formação Projeto UCA

Texto elaborado pela Diretora Loreny dos Santos Capa.
O Projeto UCA (Um Computador por Aluno) pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias nas escolas públicas brasileiras em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - PROINFO. Com esta ação pretende ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.
A implantação do Projeto UCA em nossa escola pressupõe uma capacitação na formação dos profissionais da educação, dinamizando a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, com ênfase no aprendizado de novas ações pedagógicas com apoio de tecnologia, visando mudanças no currículo escolar. Assim, tendo a escola como pano de fundo, apresenta sua organização, reconhecimento do papel das tecnologias digitais na sociedade, visando à inclusão digital e social das classes menos favorecidas.
A Escola Madre Catarina Lépori, é a escola piloto da 14ª CRE no Projeto UCA. Tem a responsabilidade neste processo de planejar e implementar as ações pedagógicas com o uso do laptop educacional, trabalhando em parceria com professores, gestores e com o aporte do NTE, visando integração dos laptops nos processos de aprender, ensinar, gestão de tempos, espaços e relações entre os protagonistas da escola, do sistema de ensino e de comunidade externa.
A formação dos professores é disponibilizada pelo MEC, sendo no ambiente e-proinfo com o assessoramento da Equipe da do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) como executor da parte presencial do Curso.
Nosso trabalho será acompanhado de forma contínua, permitindo reformulação ao longo do processo. O resultado dessas vivências serão socializadas em seminários, como sugestões de alternativas nos projetos políticos pedagógicos das escolas.
As experiências até aqui realizadas nos permitem dizer que o uso da tecnologia proporcionou aos professores e alunos a possibilidade de ampliação do conhecimento e socialização. Realizamos vários projetos, inclusive com a integração com outras escolas, em especial a cidade de Carazinho.
A escola está defasada em relação à inserção de tecnologias no mundo. Embora o quadro e o giz ainda persistam na escola, se faz necessário a busca de novos recursos, por mais carentes que sejam nossos alunos, os mesmos têm acesso às tecnologias em lanhouses.
Os alunos apreciam em demasia o uso dos laptops em sala de aula sendo fator relevante para tornar as aulas mais atrativas, prazerosas e atualizadas, proporcionando aos educandos o gosto pela escola.

Formação dos Formadores no NTE-Ijui
No dia 14/6/11 participamos do Encontro do Projeto UCA, no NTE-Ijui com representantes das Escolas de Santo Ângelo, Ijui e Panambi e os Formadores: Profª Léa Fagundes, Bruno, Diuali e Maria Ines da UFRGS.
Formação na Escola:
 No dia 26/8 a Equipe do NTE esteve na EEEF Me Catarina Lépori para início da Formação do Projeto UCA - Um Computador por Aluno. Na oportnidade os professores do turno da manhã se cadastraram no ambiente e-proinfo e foi entregue o netbook a cada professor. Todos estavam muito atentos e ansiosos pela nova ferramenta que terão que integrar no cotidiano da suas aulas. Após algumas explicações sobre os laptop os professores exploraram alguns dos programas que serão utilizados com os alunos. Uma nova etapa está se iniciando nesta escola, onde a tecnologia será um fator diferenciado e presente no dia a dia.

Encontro dos Formadares no NTE-IJUI
Foi realizado de 05 a 09 de julho, no NTE de Ijuí a 2ª etapa da Formação para os professores Formadores do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Participaram os NTEs de Ijuí, Santo Ângelo, Carazinho e NTM Panambi, representantes das escolas contempladas com o Projeto destes municípios. Em Santo Ângelo o projeto piloto será implantado na Escola Madre Catarina Lépori, que tem 31 professores e atendem 308 alunos. As atividades desenvolvidas durante a formação foram exploração dos laptops, do ambiente e-proinfo onde se realizará a formação dos professores das escolas e a discussão dos projetos pedagógicos a serem elaborados pelas escolas. As atividades da semana foram coordenadas pela Profª Léa Fagundes (Coordenadora do projeto e Profº Bruno Fagundes Sperb do LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos – UFRGS). O Projeto UCA parceria entre o LEC e o MEC/SE, visando à inclusão digital e à melhoria da aprendizagem dos alunos.

Encontro na SE em POA

Estivemos juntamente com a Coordenadora da 14ª CRE Maria Fátima Benetti Teixeira e Profª Onilda de Oliveira Aquino do Setor Pedagógico, a Diretora da EEEF Me Catarina Lépori Loreny dos Santos Capa e Supervisora Iara de Menezes Bandeira em Porto Alegre, na CATE/SE, no dia 10/6, com Coordenação da Profª Léa Fagundes, para receber orientações para a implantação do projeto UCA - Um Computador por Aluno - na escola.
Estavam acompanhando a formação outros professores e mestres da UFRGS, do Colégio de Aplicação e pela coordenadora da CATE, professora Zélia Guglielmi de Souza e sua equipe.